
Quando se deu a independência dos Estados Unidos, eles passaram por um grande progresso econômico e conseguiram expandir suas fronteiras. Porém, as diferenças entre os estados do Norte e do Sul causaram um grande desentendimento entre ambos. Os nortistas defendiam a utilização do trabalho livre, ou seja, a banalização da escravidão, a expansão da propriedade privada e a expansão econômica. Desejavam o fim da
escravidão para beneficiar o capitalismo e a indústria, fazendo com que os mercados consumidores se expandissem, já que os escravos não tinham salários, logo não podiam gastar, não podiam comprar para sustentar as práticas capitalistas. Já os sulistas desejavam a manutenção da mão-de-obra escrava para sustentar o latifúndio monocultor, objetivando favorecer também as importações.
Este antagonismo impediu os interesses dos nortistas. A partir de então, grupos políticos foram formados, o sul era representado pelo Partido Democrata, enquanto que os nortistas eram representados pelo Partido Republicano. Em 1860, Abraham Lincoln, representante do
Partido Republicano, venceu as eleições para o descontentamento dos sulistas. Foi neste momento que eles se separaram da União e criaram os Estados Confederados da América, porém esta separação era ruim para os nortistas porque todo poderio agricultor estava concentrado nos estados do Sul.
Os estados do Sul estavam dispostos a guerrear contra os nortistas para defender seus interesses e foi com esta disposição que os sulistas deram início a Guerra, invadindo o Norte. Porém, o fato era que o Norte tinha um poderio militar visivelmente superior ao do Sul, devido ao grande desenvolvimento das indústrias voltadas para o conflito; além da grande diferença tecnológica entre ambos, que foi decisiva para que os estados do Norte vencessem os estados do Sul.
Com o término do conflito, as práticas industriais se desenvolveram com mais facilidade, porém, apesar do fim da escravidão, os ex-escravos não foram inseridos na sociedade e sofreram com os racistas do Sul.

Nenhum comentário:
Postar um comentário